Indústria da construção civil e planejamento de projetos

Condominio fechado curitiba

O planejamento é de fundamental em qualquer área e não seria diferente no setor da construção civil. O ideal é que se utilizem padrões de planejamento disponíveis na empresa para facilitar o trabalho.

Uma metodologia vem crescendo muito no Brasil a PMI (Project Management Institute) com milhares de profissionais com a certificação PMP (Project Management Professional) atuando para a melhoria dos projetos de construção.

Levando em conta alguns fatores existentes na construção, como: data de início e término da obra, topografia local, clima, geologia, linhas de transmissão, redes de serviços públicos, áreas de proteção ambiental, desapropriações, documentações, desejo dos clientes, entre outros, são premissas básicas que devem ser identificadas antes de iniciar os trabalhos, pois eles afetam diretamente os resultados e custos da obra.

Simular um projeto de engenharia desde os seus mínimos detalhes, dentro da melhor técnica e economia, permite a obtenção de todos os recursos necessários, identificando o tempo, os custos, investimentos, receitas, mostrando o resultado provável mês a mês e no final do projeto.

A confiabilidade no resultado do planejamento, apresentado sob a forma de relatórios de custo e resultado provável, será mais seguro quanto maior for o detalhamento da simulação do projeto. As informações conduzem a novas soluções mais econômicas a serem adotadas no projeto final de engenharia e podem trazer melhorias no contrato.